Sistema de garantia de comércio justo wfto
O Sistema de Garantia da WFTO.
A WFTO desenvolveu o seu próprio Sistema de Garantia que garante que todos os membros da WFTO aderem aos Princípios da organização, conforme expresso no Padrão de Comércio Justo da WFTO (aprovado em 2013 pelo Conselho Global da WFTO). O sistema é baseado em um sistema de monitoramento de três níveis, segundo o qual os membros são obrigados a cumprir os seguintes procedimentos de monitoramento:
1. Auto-avaliação: a cada 2 ou 3 anos.
2. Monitorar a auditoria por um auditor aprovado da WFTO a cada 2-6 anos, dependendo da categoria de risco.
3. Visitas dos pares pelos pares nomeados pelo FTO: a cada 2-6 anos, dependendo da categoria de risco.
Além disso, a WFTO utiliza o WFTO Fair Trade Accountability Watch, que é um sistema de responsabilidade social online que permite que todos os membros, bem como as partes interessadas interessadas ou o público, apresente alertas sobre a conformidade do WFTO com o Padrão WFTO.
O Sistema de Garantia não é um sistema de certificação de produtos, mas um mecanismo de garantia que o Comércio Justo é implementado na cadeia de suprimentos e práticas da organização. Para saber mais sobre o sistema, você pode ler o manual aqui.
Comércio Justo no Futuro da Moda.
Por Eva Marie Wüst Vestergaard.
O tema da ética na indústria da moda ainda é um tema quente nas notícias e por um bom motivo. Algumas semanas atrás, um artigo explicou os desafios do rastreamento da cadeia de suprimentos na indústria. No início de março, o Telegraph publicou um artigo sobre a pressão na indústria para garantir produções mais éticas. Ligado a isso, grandes cadeias de moda decidiram boicotar Dhaka Apparel Summit em Bangladesh.
Na verdade, questões éticas na indústria da moda são mais encontradas do que em outras indústrias. A indústria da moda é a segunda indústria mais poluente depois da indústria do petróleo. Pode levar mais de 2500 litros de água para produzir uma única camiseta. Com uma demanda de moda rápida, obtendo as últimas tendências para um preço barato, o volume de roupas produzidas está crescendo com 80 bilhões de roupas produzidas a cada ano ao redor do mundo como uma causa crucial do aquecimento global.
No entanto, as questões não apenas afetam o planeta, mas também as pessoas. Devido à demanda de preços baixos, os custos devem ser mantidos o mais baixo possível, resultando em baixas condições de trabalho na fase de produção da moda. Na verdade, eles são tão baixos que violam os direitos humanos, incluindo os direitos das crianças e das mulheres. No Bangladesh, os trabalhadores podem trabalhar até 16 horas por dia, 6 dias por semana e em ambientes de trabalho inseguros.
Felizmente, o futuro da moda é mais brilhante. Atores da indústria afirmaram recentemente que “o lento é o novo jejum”, que o futuro da moda é a sustentabilidade. É aqui que entra o Comércio Justo e a WFTO.
A moda de Comércio Justo garante que a produção atenda aos 10 Princípios de Comércio Justo. “Pagamento justo”, “Nenhum trabalho infantil, nenhum trabalho forçado” e “Respeito pelo meio ambiente” são alguns dos princípios que os produtores de Comércio Justo devem cumprir. Eles são a solução do Movimento de Comércio Justo para questões como violações dos direitos humanos e aquecimento global.
O WFTO-Europe trabalha com um Sistema de Garantia que garante que todos os membros cumpram o Padrão WFTO e cumpram os 10 Princípios do Comércio Justo. Dessa forma, os consumidores têm 100% de garantia de que os produtos com as marcas WFTO são produzidos e comercializados pela Fair Trade Organization, cumprindo integralmente os princípios da FT.
Um exemplo dessa marca é o People Tree, do Reino Unido, que produz moda lenta. Eles demonstraram que a indústria pode fornecer produtos produzidos eticamente com um longo ciclo de vida que são elegantes e acessíveis. Os produtos da People Tree são até mesmo usados por blogueiros, o mais recente de Tolly Dolly Posh, que torna-se lento no novo jejum.
Juntos, esses muitos atores estão empurrando o movimento do comércio justo para a frente e criando o desenvolvimento sustentável. Junte-se aos líderes da indústria da moda e faça parte desta última tendência escolhendo a moda do Comércio Justo.
O WFTO-Europe trabalha com um Sistema de Garantia que garante que todos os membros cumpram o Padrão WFTO e cumpram os 10 Princípios do Comércio Justo. Dessa forma, os consumidores têm 100% de garantia de que os produtos com as marcas WFTO são produzidos e comercializados pela Fair Trade Organization, cumprindo integralmente os princípios da FT.
Um exemplo dessa marca é People Tree do Reino Unido que produz moda. Eles demonstraram que a indústria pode fornecer produtos produzidos eticamente com um longo ciclo de vida que são elegantes e acessíveis. Os produtos da People Tree são até mesmo usados por blogueiros, o mais recente de Tolly Dolly Posh, que torna-se lento no novo jejum.
Juntos, esses muitos atores estão empurrando o movimento do comércio justo para a frente e criando o desenvolvimento sustentável. Junte-se aos líderes da indústria da moda e faça parte desta última tendência escolhendo a moda do Comércio Justo.
NOSSO SISTEMA DE GARANTIA.
O Sistema de Garantia da WFTO (GS) é um sistema revolucionário de Comércio Justo que é credível, claro e acessível. Em 2011, a adesão à WFTO decidiu desenvolver um novo tipo de sistema de Comércio Justo para atender à crescente demanda de um sistema de reconhecimento de Comércio Justo mais confiável no mercado internacional.
Desenvolvido por um grupo de especialistas na área de monitoramento e verificação do Comércio Justo, os principais aspectos no desenvolvimento do GS foram credibilidade, sustentabilidade e robustez do sistema. Para alcançar esses três critérios, o GS possui cinco componentes principais: novo processo de admissão de membros, relatório de auto-avaliação, auditoria de monitoramento, visita de pares e o relógio de responsabilidade comercial justo (FTAW). O ALCF é um mecanismo de monitoramento participativo que permite ao público relatar questões de conformidade relativas às Organizações de Comércio Justo. O GS foi aprovado e implementado pela adesão da WFTO em maio de 2013.
O principal objetivo do SG é melhorar as práticas de Comércio Justo na cadeia de suprimentos. É uma ferramenta de prestação de contas e desenvolvimento para as organizações. A realização de todos os componentes permite que os membros da WFTO sejam mais competitivos e sensíveis à evolução dos mercados, criando assim o potencial de aumento de vendas.
O GS não é um sistema de certificação de produtos. É um mecanismo de garantia que o Comércio Justo é implementado na cadeia de suprimentos e nas práticas da organização. Os membros que adotaram o processo da GS alcançaram o status de 'Organização de Comércio Justo Garantizado' e podem usar o Rótulo WFTO em seus produtos.
Comments
Post a Comment